top of page

relatos

projeto protagonistas da participação

O futuro não é sonho

Roberto / Rudge Ramos

 

 

“Estava sentado no sofá da minha casa. Pertinho de mim, brincando, estavam meus filhos. Minha mulher sorria amorosa. Eu descansava depois de um dia de trabalho. Lia o jornal. Observava a rotina familiar. Havia conseguido conquistar meu equilíbrio. Trabalhava num bom lugar. Também estudava. Fazia faculdade. Minha filhinha me olhava com orgulho. Me chamava de pai. Era feliz. Na rua, do lado de fora, era escuro. Chovia. Não gosto de chuva. Dentro de casa estava em paz. Estava seco. Tudo era limpo. Parecia tudo tão perfeito... De repente acordava. Cheguei a ter esse sonho varias vezes. Quem disse que aqueles que estão em situação de rua não têm sonhos? Às cinco da manhã era forçado a me levantar. Os carros e algumas pessoas começavam a transitar. Os guardas passavam. Eu devia sair da calçada. Meu sonho, aquele recorrente, havia acabado. Começava a minha realidade. As minhas escolhas haviam me levado para um lugar de pesadelos. Estava sozinho e devia enfrentar mais um dia. Mais um dia dentre os mais de mil que passei na rua, lutando para não perder a fe. Por fora parecia que já havia morrido, mas internamente ainda sonhava.

Pensava no futuro. Ainda era um ser humano. Estava vivo!

Uma vez caminhei do Rudge Ramos até o Tatetos, no pós-balsa. Caminhei sem expectativa de nada. Só caminhei. Na volta, veio junto um pequeno cachorro. Ele ficou comigo porque dividi um pouco de comida com ele. Quanta fidelidade!

A participação? Sim, ela existe. Eu sou testemunho que pessoas também fazem coisas boas. Pessoas também fazem milagres. Todo dia me lembro disso”.

 

em São Bernardo do Campo

DA PARTICIPAÇÃO

PROTAGONISTAS

Uma cidade cada vez melhor de se viver

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Uma cidade cada vez melhor de se viver

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

bottom of page