top of page

relatos

projeto protagonistas da participação

Para São Bernardo de carona

Joanice / Assunção

 

 

em São Bernardo do Campo

DA PARTICIPAÇÃO

PROTAGONISTAS

Uma cidade cada vez melhor de se viver

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Uma cidade cada vez melhor de se viver

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

“Uma cidade imaginária... Isso era São Bernardo para mim. Não recordo muita coisa do meu pai, Era um rosto num pequeno quadro na sala. Era uma carta breve e dinheiro todos os meses. Depois de tantos anos “em São Paulo” a esperança do reencontro era cada vez mais distante. As pessoas falavam coisas sobre ele. Não gostava de ouvir. Crianças precisam sonhar com liberdade. Eu sonhava tão fortemente que todos os dias papai chegava em casa.

Em Vitoria da Conquista as crianças crescem rápido. É um tipo de apuro que poucos conhecem da Bahia. Há uma urgência por crescer. Talvez seja uma necessidade ou uma defesa que criamos por conta de uma infância tão breve. Depois da morte da minha mãe o mundo desmoronou. Sem opções, decidi viajar até São Bernardo. Na beira da estrada, sozinha, com 14 anos, pensava na cidade imaginária. Os caminhões passavam levantando poeira e eu pensava no me pai. Pensava que não havia caminho cumprido capaz de impedir os meus sonhos de menina.

A felicidade morava longe. E eu ia de carona.

Hoje estou aqui. Trinta anos depois. Não encontrei o que vim buscar, mas encontrei novos motivos para ser feliz e acreditar. Sou mãe. Adotei uma criança carente. Ela entra no guarda-roupa e se esconde. Eu a procuro. Ela ri. Eu rio junto. Dessa vez ela pode sonhar com o futuro. Não temos muito dinheiro, mas temos esperança. Nossa pequena família feliz está aqui, na nossa querida cidade real”.

bottom of page